A 276 quilômetros de Belo Horizonte, Capitólio, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, é uma cidade privilegiada. Além de ser referência para quem vai viajar para a região a fim de conhecer o Lago de Furnas, o município é abençoado por uma natureza ímpar, com áreas de cachoeiras e belas paisagens.

Há atrativos obrigatórios na cidade e no entorno, ou seja, estando lá, vale o esforço para conhecer e desfrutar de tudo o que a região oferece.

Dentre o que é imperdível, estão o Lago de Furnas, onde é possível contratar passeios de lancha, o balneário Escarpas do Lago, local escolhido para moradia e casa de passeio por quem ama a região, o Cascata Eco Parque, com trilhas de encher os olhos, a cachoeira Lagoa Azul, o Morro do Chapéu, a cachoeira do Lobo, a Trilha do Sol, a praia artificial e os cânions, que dão um charme especial à região. Além disso, para quem gosta de história, vale a pena tirar um tempo para conhecer a cidade, sendo que um dos atrativos dela é a igreja matriz, fundada em 1947.

Mar de Minas

Segundo informações do site da Prefeitura de Capitólio, o Lago de Furnas foi criado para a instalação da Usina Hidrelétrica de Furnas. Ele é conhecido como “mar de Minas” e abrange 34 municípios, mas é Capitólio que recebe o título de “Capital do Lago de Furnas”. O Lago de Furnas é um dos maiores lagos artificiais do mundo e possui  1.440 quilômetros quadrados ao todo. Além da beleza que atrai turistas de todas as partes e de ser cartão postal da região, o lago é o grande motor da economia local.

Texto e foto por Cláudia Rezende